Socialização Terapêutica
Muitos dos problemas comportamentais dos cães surgem devido a uma socialização tardia, inadequada ou inexistente. No entanto, é possível trabalhar na reabilitação de animais com problemas comportamentais originados por falta de socialização ou por experiências negativas e/ou traumáticas.
Nas aulas de Socialização Terapêutica, é proporcionada uma exposição gradual aos estímulos que afectam negativamente o cão, reflectindo-se no seu comportamento, sendo os mais comuns: outros cães, pessoas desconhecidas (homens adultos, crianças, idosos…), sons e/ou objectos específicos, entre outros.
Esta exposição é controlada, sempre com base em metodologias positivas de modificação comportamental, sendo fundamental o envolvimento dos tutores neste processo.
Para frequentar aulas de Socialização Terapêutica é necessário fazer uma avaliação de comportamento prévia, com o objectivo de conhecer detalhadamente o problema de comportamento que o cão apresenta. Poderão, eventualmente, ser necessárias algumas sessões de Terapia Comportamental antes de iniciarmos a socialização terapêutica, mas este planeamento é definido caso a caso.
Este é um trabalho que tem que ser feito por treinadores profissionais e, para isso, estamos cá nós para ajudar!
O equipamento de treino e passeio utilizado é da Walkies.