Quem sou

O meu nome é Nídia Rodrigues e a minha adoração por cães, e por animais no geral, vem desde criança.

Outra paixão que tenho é a Psicologia, na qual tenho formação académica, mas o meu sonho sempre foi poder conjugar estas duas áreas.

Combinando a psicologia humana com o conhecimento científico do funcionamento do cão e a sua aplicação prática, era inevitável a construção deste projecto – PsiCanis.

Tenho três cadelas de idades diferentes, todas rafeiras com um “tikkin” daqui e um “tikkin” dali. Devido a alguns problemas de comportamento que apresentavam comecei a procurar ajuda e optei por fazer formação na área do treino e comportamento canino.

Fui voluntária numa associação de protecção animal, conheço também o outro lado. É nestas instituições que muitas vezes os cães são deixados, quando os tutores não conseguem gerir problemas comportamentais, tais como os que eu tinha com as minhas três cadelas. Entre muitos outros motivos, os problemas comportamentais são dos maiores responsáveis pelo abandono, ou até mesmo, a eutanásia de cães.

Daqui construí os meus objectivos nesta área: ajudar os tutores a conhecerem o seu cão, facilitar a comunicação entre ambos, fornecer ferramentas para a resolução de problemas da forma mais adequada para evitar situações de maior gravidade e diminuir o sofrimento de ambos, tendo como meta final o estabelecimento de uma relação tranquila, equilibrada e harmoniosa entre o dono e o seu cão, e deste, com o ambiente que o rodeia.

Tenho neste momento 3 projectos nos quais coloco em prática estes princípios que considero essenciais: a PsiCanis, onde me dedico ao treino e terapia comportamental, com serviços complementares de pet-sitting, alojamento familiar, entre outros; a Walkies, onde desenvolvo e confecciono equipamento de passeio para cães, com vista melhorar a qualidade dos passeios, tanto para o cão como para os tutores; e, sou um dos membros fundadores e vice-presidente da Associação CLICK Positivo, onde sensibilizamos a comunidade para a importância da utilização de métodos e práticas positivas de educação e treino de cães, como forma de prevenção de maus tratos e abandono animal.