“Profissões Caninas”

No reino animal, o cão foi o mais influenciado pelo Homem na sua evolução, quer fisicamente, pela quantidade de raças que temos hoje em dia e que foram criadas através da selecção artificial pelos humanos, como pela ligação ímpar que têm à nossa espécie, desempenhando funções que facilitam de sobremaneira a nossa vida.

O cão é sim, o melhor amigo do Homem, mas não só por ser fiel e leal ao seu dono. É um óptimo companheiro para todas fases da nossa vida.

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Em criança, quem é que não adora ter um amigo de quatro patas para brincar, correr, aprender? E os que tiveram essa sorte sabem que ganharam um amigo para a vida! Para além do facto de que os bebés e crianças têm muito a beneficiar desta convivência com animais, pois adquirem imunidades para várias doenças e alergias.

Enquanto jovens adultos, ter um cão ajuda-nos imenso a ultrapassar a fase difícil da adolescência, em que parece que realmente só o nosso cão é que nos compreende. É o nosso companheiro e confidente, facilita a integração nos grupos de pares e o sentimento de pertença tão importante nesta fase.

Na idade adulta, um amigo canino é perfeito para nos mantermos em forma, física e psicologicamente – ajudam-nos a aliviar o stress do dia de trabalho. Aqueles dias em que chegamos a casa exaustos e tudo parece ter corrido mal, está lá sempre o Bobby para nos saudar, sem nos julgar de forma alguma, com aquela dança de cauda que tão bem sabem fazer, e para nos fazer rir com uma qualquer parvoíce. Todos os passeios que damos com o nosso cão também têm grandes vantagens, ajudam-nos a fazer um pouco de exercício em vez de nos sentarmos logo no sofá, aproveitamos para pensar na vida e organizarmo-nos mentalmente e, são um grande “desbloqueador social”. Todos os que têm cães sabem que quando os vamos passear e nos cruzamos com alguém, surge sempre alguma conversa, as pessoas conhecem-se através dos seus cães e às vezes formam-se novas amizades, caninas e humanas.

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Também na terceira idade, muitas vezes o patudo é a nossa companhia no dia-a-dia. Ajuda-nos a aliviar a solidão, a manter-nos despertos e activos, e a sentirmo-nos úteis, porque o Bobby precisa à mesma de comer e de ir à rua fazer as suas necessidades. Encontramo-nos com os nossos amigos de longa data no parque e, muitas vezes, o Bobby até já ganhou o direito de entrar no café à hora do l
anche! Quantas histórias já ouvimos de idosos que estão hospitalizados e melhoram só com a visita do seu melhor amigo? Por vezes, é a única família que nos resta no final da nossa vida.

É por tudo isto que o cão é tão especial para os humanos e, quem os tem, invariavelmente diz que lhes custaria mais a morte do seu cão do que a de alguns familiares.

Mas não é só por isto, os cães também trabalham. Para eles, é apenas mais um dia de brincadeira porque, por norma, adoram aquilo que fazem. Mas para nós, são uma ajuda preciosa. E existem as mais variadas profissões caninas, tendo em conta as faculdades deste animal extraordinário de quem falamos.

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Cães de pastoreio

Os cães de pastoreio têm na sua essência o instinto de pastoreio dos seus antepassados, os lobos, que apartavam os membros mais fracos dos grupos de herbívoros e depois os caçavam e comiam. Certamente se lembram do filme “Babe” em que as ovelhas chamavam os cães pastores de “lobos”. Assim, foram
criadas raças com este instinto mais apurado, como os Border Collies, que têm como tarefa reunir e conduzir os rebanhos, mas com o devido treino para que fiquem a apenas por aí e não os queiram comer!

Cães de caça

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Sendo descendentes dos lobos, que caçam em matilha, algumas raças de cães foram desenvolvidas e criadas para
ajudar o Homem, primeiramente por necessidade de nos alimentarmos e de caçarmos o nosso alimento, mas actualmente mais por desporto. Para este efeito existem grupos de raças específicas para as várias tarefas que os cães têm na caça desportiva, como por exemplo os Pointers, que são cães treinados para localizar e apontar presas para o caçador, os Retrievers, cuja função é encontrar e trazer de volta a caça intacta ou, os Hounds, que são usados para perseguir e algumas vezes matar mesmo a presa.

Cães de guarda e defesa

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Uma das profissões caninas mais conhecidas é a guarda e defesa, da propriedade, dos donos e dos seus bens, contra intrusos humanos ou mesmo outros animais. Tal como os lobos, o cão tem também o instinto de protecção da matilha e do seu território, que foi desenvolvido e aperfeiçoado pelos humanos, sendo algumas raças mais aptas para esta função, como o Dobermann, Cão de Pastor Alemão,
Rott
weiler, Bull Mastiff, quer pelo seu porte, quer pelo seu temperamento e instintos apurados. Enquanto cão de guarda, o objectivo é sempre imobilizar o intruso de forma a que este não possa causar dano. Desta forma, o treino exige que o cão saiba largar o intruso quando este estiver imóvel, ladrar bem alto para amedrontar e aguardar pelo dono, e não, que continue a atacar e ferir o intruso, podendo levar à morte ou provocar danos físicos muito graves. Existem também os chamados cães de vigia, cuja função é a de alertar o dono para a presença de um intruso, latindo alto mas sem agredir, pois são raças normalmente de porte mais pequeno.

Cães-polícia

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

O trabalho dos cães com os polícias já é bastante antigo e tem vindo a ampliar-se nas últimas décadas. Inicialmente os cães eram utilizados essencialmente para o rastreio, mas hoje em dia já têm funções tão diversas como a imobilização de suspeitos, manutenção da ordem pública, identificação de substâncias ilícitas, como explosivos e narcóticos, e operações de busca e resgate de pessoas em perigo. A grande vantagem dos cães-polícia é o facto de terem fácil acesso a alguns locais que o Homem não consegue alcançar, bem como, as suas capacidades auditivas e olfactivas extraordinárias. Os mais comuns são os Pastores Belgas Malinois e Cães de Pastor Alemão, no entanto, podemos ver as mais variadas raças, consoante a sua função.

Cães de busca e salvamento

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Desde há alguns anos que esta profissão canina tem sido muito divulgada. Os cães, devido ao seu olfacto extremamente apurado, são uma ajuda essencial para encontrar pessoas perdidas, feridas e por vezes, encareceradas, que de outra forma dificilmente seriam salvas. São utilizados principalmente em situações de catástrofe, como os sismos ou derrocadas, em que muitas pessoas ficam soterradas. O trabalho do cão consiste em localizar a pessoa e ladrar, até que o polícia ou o bombeiro
se aproxime e inicie o trabalho de salvamento. Temos como exemplo o tsunami de 2011 que atingiu o Japão, em que foram destacadas equipas caninas de busca e salvamento de vários países, em auxílio às pessoas que ficaram soterradas e presas nos escombros.

Cães-guia

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Esta é também uma actividade canina já bastante conhecida. E, certamente, todas as pessoas portadoras de deficiência visual que tenham um cão-guia se sentirão extremamente agradecidas por isso. Eles são, no fundo, os olhos das pessoas, auxiliando-as no dia-a-dia, propor
cionando-lhes a liberdade de poderem continuar a ter uma vida normal, a andar na rua, a trabalhar e, psicologicamente, são uma ferramenta essencial para que se sintam mais seguros de si, aumentando a sua auto-estima e dando-lhes, muitas vezes, um novo sentido para a vida. O atleta paraolímpico português, Jorge Pina, da modalidade de atletismo, é um exemplo disso.

Ajuda a idosos

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Cada vez mais, os cães são valorizados como uma companhia para os idosos que vivem sozinhos. E são fundamentais, como já dissemos anteriomente, para ajudar a que o idoso se mantenha activo de acordo com as suas faculdades e principalmente que se sinta útil a alguém, porque quando já não se tem netos para cuidar, cuidar de um cão pode
ser algo extremamente gratificante para alguém nesta idade. De acordo com estudos realizados, a grande maioria de idosos que têm cães consideram-se mais apoiados quando estão tristes ou doentes, na medida em que acariciar o cão e falar com ele faz com que se sintam melhor. Para além disso, em casos em que o idoso se sinta mal, desmaie e necessite de ajuda, muitas vezes é o próprio cão que pede ajuda aos vizinhos, ladrando e chamando a atenção, podendo mesmo serem treinados para essas situações.

Cães que detectam doenças

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Os cães têm um sistema olfactivo superior a qualquer outro animal (até 100 mil vezes superior ao dos Humanos). Eles conseguem detectar uma partícula entre biliões. No Medical Detection Dogs (MDD), desde 2008, médicos, treinadores e cães trabalham para melhorar e desenvolver uma técnica inigualável de triagem e rastreio de células cancerígenas. É que os cães, com os seus “supernarizes” conseguem, a partir de amostras de urina, detectar a presença, ou não, de células cancerígenas. A Daisy, a estrela da companhia, é uma Labradora que nos primeiros 4 anos de trabalho detectou correctamente 551 casos de cancro em mais de 6 mil amostras farejadas. O objectivo deste programa é ajudar as pessoas a evitar testes não essenciais e falíveis, ou recomendar a realização
de biópsias nos casos realmente necessários, principalmente nos cancros da próstata e do pâncreas que são mais difíceis de diagnosticar. De acordo com os estudos efectuados, as células cancerígenas libertam cheiro. O Labrador Parker começou a ter um comportamento estranho, cheirando persistentemente um eczema na coxa do dono. Este foi ao médico e o resultado de uma biópsia acabou por revelar um carcinoma. A Daisy, começou a ter um comportamento estranho com a dona, a presidente e directora do MDD, e um dia não parava de saltar e de bater com as patas no peito da dona, que acabou por ir ao médico e descobrir que tinha um tumor mamário num estádio muito inicial, numa localização muito profunda e difícil de detectar.

Mas não é apenas o cancro que os cães conseguem detectar. Eles podem ser treinados para alertar os donos em caso de mudanças de cheiro que estão associadas a complicações médicas graves como a narcolepsia, a doença de Addison, a diabetes ou alergias muito severas. O Magic, um Labrador treinado na MDD, tem a função de alertar a dona, que sofre de diabetes tipo I e tem muitas oscilações nos valores de glicémia, que levam a quedas e perdas de consciência constantes. Então, sempre que os valores da glicémia aumentem ou baixem muito, o Magic corre para a dona e começa a lambê-la e a empurrá-la e até lhe traz o kit de controlo da glicémia.

Terapias assistidas com cães

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Em Portugal é uma profissão canina ainda relativamente recente, no entanto, noutros países europeus e nos Estados Unidos já tem provas dadas. A intervenção do cão tem como objectivo promover a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e da psicomotricidade. À parte da raça, o cão deverá obedecer a crité
rios específicos como parte integrante do processo de tratamento. Temos como exemplo os cães que prestam apoio nas alas de oncologia pediátrica. Estudos indicam que, no dia em que os cães visitam os doentes, menos crianças ficam em recobro devido a complicações após a quimioterapia e os médicos descobriram que os níveis de adrenalina dos jovens aumenta com a presença dos cães, incrementando a sua resistência aos efeitos secundários da quimioterapia.

Conforto de crianças em casos de abuso de menores

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Passou-se no Canadá, recentemente. Hawk, um Labrador Retriever ao serviço da polícia local, tem como função confortar crianças que estão a testemunhar num caso de abuso de menores. Enquanto a criança está a depor através de um circuito interno de televisão, está acompanhada pelo cão que a conforta com as patas quando esta se sente mais agitada. E mesmo que a criança chore ou grite, o Hawk mantém-se sereno e um fiel companheiro destas crianças, proporcionando algo que um Humano não conseguiria fazer.

Dr. Dog

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

A Fundação Ramaswami Aiyar, na Índia desenvolveu um programa com uma equipa de 20 cães que visitam escolas e apoiam crianças com deficiências de aprendizagem e dificuldades de comunicação como a dislexia, autismo, síndro
me de Down. O seu trabalho consiste apenas em serem acariciados e transmitirem tranquilidade às crianças. O sucesso deste programa incide fundamentalmente no facto de que os cães não exercem a pressão muitas vezes sentida pelas crianças com os pais ou os próprios professores. Da forma mais afável possível, os cães ajudam as crianças a falar e a comunicar com eles e com os outros. A presença do cão facilita muito a comunicação. Por exemplo, no caso de uma criança que não falava de todo, começou a falar pedindo ao cão para lhe dar um beijinho.

Apoio na conservação de reservas naturais

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Os cães da K9 Conservation trabalham para manter a segurança e ajudar na conservação e manutenção de reservas naturais de animais. São uma equipa de cães de trabalho de elite, altamente treinada e especializada, sendo os cães seleccionados criteriosamente para as funções que desempenham. O objectivo principal é eliminar a caça furtiva na zona e os caçadores furtivos encontrados são posteriormente punidos de acordo com a lei. As raças escolhidas são o Pastor Belga Malinois, que tem como função rastrear os suspeitos humanos (ignorando todos os rastos de animais) e imobilizá-los, se for necessário o uso da força, e o Weimaraner, cujo trabalho é rastrear animais, mortos ou feridos, e ajudar os veterinários ou investigadores. Ambos são cães de patrulha e, dependendo da situação, podem ser destacados para trabalhar em conjunto no terreno.

Funcionário dos Perdidos e Achados no aeroporto

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Recentemente nas redes sociais tivemos a oportunidade de conhecer o Sherlock. É um Beagle, que tem um trabalho incrível e é uma ajuda preciosa para os funcionários e clientes de uma companhia aérea holandesa. A função do Sherlock é devolver os itens esquecidos dentro do avião aos seus proprietários. Para tal, ele usa um colete com bolsos, onde os
assistentes de bordo colocam os objectos perdidos, como telemóveis, tablets, carteiras, e o cão sai a correr para o terminal onde já se encontra um funcionário para o receber e entregar os objectos aos respectivos proprietários. O objectivo é poder servir os clientes de forma rápida e eficaz como só um cão poderia fazer, dando aso a imensos mimos e selfies no final de cada trabalho.

Cães treinados para encontrar aves nas pistas dos aeroportos

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Também num aeroporto, mas desta vez no Rio de Janeiro, uma equipa canina foi treinada para rastrear e encontrar ninhos de pássaros na pista, para que sejam recolhidos e posteriormente libertados noutras áreas. Um Pointer trabalha em conjunto com um gavião, cuja função, por sua vez, é afugentar e capturar aves que possam ser um risco para a segurança aeronáutica, podendo causar danos na fuselagem dos aviões ou mesmo no motor.

Cães de guerra

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras
PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Sim, o nome é mesmo esse – war dogs. E apenas coloco aqui esta “profissão” canina com o intuito de dar a conhecer este capítulo negro da história dos cães e para demonstrar até onde o Homem consegue ir para atingir os seus propósitos, colocando o cão ao seu serviço para os fins mais execráveis. Poderíamos ainda falar das lutas de cães e de outras situações semelhantes, mas penso que bastará este exemplo. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram treinados cães explosivos anti-tanque, na maioria da raça Cão de Pastor Alemão, para carregar suprimentos, rastrear minas e salvar pessoas, até que alguém decidiu que seria uma boa id
eia transformar o melhor amigo do Homem numa arma contra tanques. Estes eram treinados para carregar explosivos presos aos seus corpos até tanques inimigos, onde seriam detonados.Já não bastava o fim a que se destinavam estes cães, como o treino implicava que ficassem sem comer, pois a comida era colocada debaixo de um tanque, para ensiná-los que debaixo dos tanques era onde estava a comida. No entanto, em pleno campo de guerra, a esperança de encontrar comida não os motivava o suficiente, e muitos nem se chegavam perto. Ainda assim, devido ao sucesso de algumas batalhas, os cães continuaram a ser treinados até 1996 e em países como o Japão e Estados Unidos. Já em 2007, também existem relatos da utilização de cães-bomba na guerra do Iraque. Actualmente, ainda são treinados e utilizados cães de guerra. Porém, com funções como rastreio e detecção de explosivos, salvando muitas vidas humanas. Tal como acontece com os cães-polícia, na maior parte das vezes, estes cães, no final da sua carreira, acabam por ser adoptados pelo próprio soldado com quem trabalharam.

Agora sim, não temos dúvidas de que o cão é o melhor amigo do Homem. Seja para boas causas, ou infelizmente, às vezes outras menos nobres. O que é certo é que ele está lá, sempre disposto a ajudar-nos, em troca apenas da atenção do dono, de uma festa, um brinquedo ou um biscoito. Com estes exemplos temos a prova de que é o dono que faz o cão que tem, é o Homem que o cria e transforma consoante os seus objectivos, sendo a educação e o treino o veículo para termos aquilo quisermos de um cão. A ligação entre humanos e cães remonta há mais de 12.000 anos e muitos mais virão com toda a certeza. E com isso, muitas mais profissões caninas vão surgir, serão mais divulgadas e desenvolvidas, bem como, a valorização dos seus direitos. Isto porque, as nossas vidas não seriam as mesmas sem os nossos amigos de quatro patas.

PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras
PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras
PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras
PsiCanis | Treino de Cães e Pet-Sitting | Mafra, Sintra, Torres Vedras

Rodrigues, N. (2015), “Profissões Caninas”. Revista Cães & Lobos, 13, 26-32.

Dezembro 27, 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.